quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Como fazer um culto infantil mais dinâmico?


Decida um formato.
É necesário ter um pouco de rotina: ajuda as crianças
a se sentirem à vontade e anteciparem o que vem depois.
 Mas, você não precisa ser rígido, nem fazer exatamente a
 mesma coisa todas as aulas. Varie as brincadeiras, músicas,
 tenha datas especiais com uma estrutura de atividades
completamente diferente.

Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:

Cumprimentos: diga “Bom Dia! Olá! Como vai?”. Cumprimente
 cada criança pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.
Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de
cada criança dizer ‘presente’, para cada dia você terá um tema “hoje
 quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita”.
Ou você pode ter um quadro onde cada um cola um adesivo ao
 chegar.
Música: intercale cantos conhecidos com outros novos (se você só
 usa cantos novos, as crianças se sentem frustradas; se você só usa
os mesmos, fica cansativo. Intercalar cantos que conhecidos com
 um ou dois novos, é mais interativo).
Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne:
as vezes um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram. Faça
orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua;
 em silêncio ou em voz alta.
Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma
 conversa… Mostre algum objeto que irá aparecer na história,
pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da
 história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai
 falar da pesca maravilhosa)
Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre
com várias histórias e atividades interligadas. É muito importante

 que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema:
Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc… Depois que
 você aprensentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem,
 assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode
ser uma conversa ou como descrito abaixo.
Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê
oportunidade às crianças para que recontem a história nas suas
próprias palavras ou de que respondam ao tema com expressão
 artística. Veja mais sobre isso nas Dicas “Como lidar com atividades
 artísticas” ou nos Trabalhos Manuais.
Encerramento: com oração, bênção e envio. Você precisa
terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às atividades,
 demonstra respeito, não só a Deus e às atividades que você preparou
 como às crianças.
Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É
 neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o
 que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento
 e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que
você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no
 próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco
com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.
Varie!

Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o
canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
Conte a história: usando fantoches; usando flanelógrafo; usando objetos;
usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os
 pais e
avós para contar a história);
Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira
 que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o
 texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
Promova uma festa, talvez com os pais junto. (fizeram recentemente uma
Noite do Pijama na minha comunidade e as crianças vieram para uma
 atividade no fim da tarde de sábado; dormiram em sacos de dormir e
colchonetes no salão comunitário, com alguns pais e voluntários para tomar
 conta; tomaram café da manhã lá mesmo e participaram do culto de domingo);
Convide as criancas para orarem; Dê diretrizes: cada um vai
falar ‘obrigada por…’ e depois ‘Deus abençôe…’);
Involva as crianças na bênção: existem inúmeras cantigas simples e
 versinhos, como: “Deus te abençôe” – cada um coloca a mão sobre
 a cabeça do vizinho; “Deus te proteja” – cada um coloca a mão sobre
 os ombros do vizinho; “Deus te dê a paz” – as pessoas se abraçam
 (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do
 vizinho e espremer o círculo em direçãoo ao centro).
Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!)
 ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha (desde que não esteja sendo usada para
 mais nada).
Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia.
 Escolha uma
 para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar.
Use aquelas
que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar
 uma ou outra novidade.

Divida o trabalho
Faça um “banco de talentos” – descubra o que as pessoas gostam de
 fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas;
outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz
 doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais
 jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as
pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.
Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade.
Um senhor da nossa igreja reformou as cadeiras pequenas e preparou
 uma mesa na altura certa. Um artesão poderia fazer um flanelógrafo
 (velcrômetro) ou um palco para fantoches; e outra pessoa poderia
 trazer e cuidar das plantas em frente às salas de aula.

Ore, ore, ore…

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida irmã, que o Senhor continue te abençoando ricamente. Tenho certeza que o seu blog ainda será uma benção pra vida de muitas pessoas. Pois já está sendo pra minha!
Beijos....
A paz do Senhor!

Anônimo disse...

Obrigada pela palavra, querida irmã !!!