Igreja e Dep.Infantil !!

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO PARQUE LEOPOLDINA
UMA IGREJA DE: ACOLHEDORES, ADORADORES, INTERCESSORES E MISSIONÁRIOS.
RUA EDGAR LIMA, 4 - PARQUE LEOPOLDINA - BANGU - RIO DE JANEIRO 
PASTOR PAULO MARCUS RIBEIRO DO NASCIMENTO


PROGRAMAÇÃO 2011

ATIVIDADES:

MANHÃ - DOMINGO

CLASSES DA EBD (CRIANÇAS, JUNIORES E  ADOLESCENTES)

NOITE:

1º DOMINGO - MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

2º DOMINGO - ENCONTRO MISSIONÁRIO

3º DOMINGO - CLUBE DA BÍBLIA

4º DOMINGO - CINE KIDES

5º DOMINGO - CULTO INFANTIL NO TEMPLO

TODOS OS DOMINGOS - PROJETO MÃES DE ORAÇÃO



















Minha alegria é servir ao Senhor Jesus. Ele é quem da crescimento a sua obra e opera em nós seu querer e efetuar.
Tenho a honra de desenvolver em minha igreja, juntamente com minha equipe, o desafio da Educação Cristã de nossas crianças. Trabalhamos com as idades de 4 a 6 anos, 7 a 9 anos e 10 a 12 anos.
São crianças maravilhosas e que nos transmite muita alegria.
Nossas atividades na igreja é continua e não tem como ser diferente. Estamos vivendo em um mundo cada vez mais veloz para lançar sobre nossas crianças as informações negativas. Então precisamos em parceria com os famíliares, chegar primeiro com os princípios bíblicos.
Se você está aceitando de Deus este desafio precioso que é trabalhar com a criança de sua igreja, saiba que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais em sua vida. caso necessite de ajuda, informações,etc, pode acessar meu e-mail ou comente no blog, terei um grande carinho para lhe ajudar no que puder.
Beijinhos da tia Cris.


EQUIPE DO DEPARTAMENTO INFANTIL 2010 
COORDENADORA : CRISTIANE MOURA
VICE-COORDENADORA : CRISTIANE NASCIMENTO
TESOUREIRA : IRACÉLIA TEXEIRA
CULINÁRIA : VERA DE ABREU
SECRETARIA : MARIA ELIANE
Professoras :
 Evellyn
Iara
Cristiane T 
Cristiane M
Maria E
Vera 
NOSSO PROGRAMA DE ATIVIDADES

CULTO INFANTIL
CORAL INFANTIL
PASSEIOS 
DATAS COMEMORATIVAS
EVANGELISMOS
PEÇAS INFANTIL
FANTOCHES
EBF ( ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS )
EBD ( ESCOLA DOMINICAL)
CURSOS PREPARATÓRIOS
CONGRESSOS





Como começar um departamento infantil?

O óbvio a gente nem precisa dizer, né? Ore, converse com Deus, ele tem todas as ferramentas que você precisa em mãos. Ele tem o poder de tocar os corações e abrir as portas para um novo trabalho.
No mais você vai precisar do seguinte (não necessariamente nesta ordem):
Experiência da sua Igreja
A maioria das denominações já tem algum tipo de trabalho com crianças - escola dominical ou culto infantil. Entre em contato com comunidades da mesma denominação que a sua, ou similar, e veja como eles trabalham, que material usam, etc..Visite igrejas na sua cidade e peça para assistir ou participar como ouvinte de uma classe de crianças. Também pode ser interessante visitar uma escola pública ou particular, para ver como os professores se relacionam com as crianças.Pessoas e apoio Converse com o pastor da sua comunidade.
Convide pessoas para te ajudar - Professores, pedagogos e recreadores têm uma boa visão de como e o que as crianças hoje tem na escola e do que precisariam em termos de educação.Contate pais, mães, avós, etc.. afinal são eles que vão trazer as crianças e são eles que podem te dizer as dificuldades que sentem em casa, no dia a dia.Catequistas, professores de educação religiosa e o pastor vão te ajudar com questões de fé e teologia.Pessoas com dons para música, trabalhos manuais, contação de histórias são também uma ajuda imprescindível.Veja quais destas pessoas estão dispostas a trabalhar diretamente com as crianças e estabeleça um rodízio. As demais podem vir uma vez ou outra a reuniões e participar com seus dons também.Recomendo que haja sempre no mínimo dois adultos com qualquer grupo de crianças.Currículo
Defina o programa que você vai seguir com as crianças. Muitas editoras cristãs tem currículos prontos (consulte por exemplo as editodas Sinodal, Concórdia, Juerp, Casa Publicadora da Assembléia de Deus, Betânia, Luz e Vida, etc..).Você também pode criar e definir suas próprias "lições" e currículo - seguindo a ordem dos livros da Bíblia, por exemplo.Se você nao tem recursos ($) para comprar os livros para os professores, veja com outras igrejas próximas ou as próprias editoras se podem doar/emprestar livros de anos anteriores, encalhados ou com defeito.Espaço e Material
Uma sala exclusiva para as crianças é o ideal. Numa sala você pode enfeitar as paredes, pendurar os trabalhos e desenhos das crianças, arranjar móveis cadeiras e mesas na altura adequada para as crianças ou um carpete barato e almofadas como uma alternativa simples e descontraída.Locais abertos, como jardim ou salão de festas podem ser usados ocasionalmente, mas você deve considerar que as crianças tendem a dispersar e não prestar atenção.Você também vai precisar de material para as crianças usarem - lápis de escrever e de cor, papel, cola, tesoura são essenciais. Faça uma campanha de doação com a comunidade para materiais novos ou usados.Sucata é fácil de pedir a comunidade que junte e é ótimo material de trabalho. Você pode fazer quase tudo com sucata: desde estantes para guardar material com caixas de papelão ou restos de madeira; fantoches, bonecos, cenários para contar histórias; atividades para reforçar o conteúdo da história, deixando o material à disposição das crianças.
HorárioEm que momento será feito o trabalho com as crianças? Durante o culto dos adultos? Durante a ED dos adultos? Num dia de semana? Sabado à tarde? Em todos os dias que tiver atividade na igreja?Quanto tempo esta atividade irá durar? As crianças tem um tempo de concentração pequeno, que varia de acordo com a idade. É preciso variar as atividades e preencher todo o tempo em que você irá ficar com eles: músicas, brincadeiras, contar uma história, desenhar, recortar, etc..
Crianças, ajudantes e classes
Você precisa saber quantas crianças tem na sua comunidade: faça um levantamento de nomes, enderecos e telefones das famílias com crianças da comunidade.Uma vez que você saiba quantas crianças que a comunidade tem, você também vai precisar definir se todas as crianças vão ficar juntas, ou se vão ser separadas por faixa de idade / grupo escolar, etc... (aqui na minha comunidade, por exemplo, nós trabalhamos com 2 grupos: crianças da pré-escola e crianças alfabetizadas - isso dá mais ou menos os seguintes grupos de idade: 3 a 7 anos e 8 a 11 anos) - depois dos 11 anos as crianças passam para outros grupos e antes dos 3 anos em geral elas ficam com os pais na igreja (nós não temos creche/berçario para os bem pequenos).Defina o que funciona melhor. Tudo depende do número de crianças e de ajudantes disponíveis. Converse com professores experientes para determinar o número de crianças que cada adulto consegue atender em sala de aula.Tambem é bom ter sempre um ajudante - uma pessoa que possa levar os pequenos ao banheiro, distribuir material, controlar a bagunça, etc.. - para que o professor tenha as "mãos" livres para contar a história e direcionar o trabalho. É importante que as crianças - principalmente as pequenas - nunca fiquem sozinhas na sala, por questões de segurança.Primeiro dia com as crianças
Marque o dia para começar e convide as crianças - pode ser por carta, telefonema, visita à casa da família ou num papo rápido após o culto na igreja mesmo.No primeiro dia, eu diria para você preparar uma atividade especial, envolvendo os pais também e todas as pessoas que se dispuseram a ajudar. Assim tanto as crianças como seus responsaveis podem conhecer o grupo que irá trabalhar com elas, o local onde elas ficarão, o tipo de trabalho que será feito, etc..Você também pode pedir que o pastor apresente o grupo num domingo, no culto, chamando todos os voluntários do Departamento Infantil à frente, e explicando a congregação que tipo de trabalho se pretende realizar, quando, como, onde.Reciclagem
Depois do trabalho iniciado é bom que os voluntários se reúnam de tempos em tempos, para conversar, trocar idéias, preparar festas, ouvir sugestões. Prepare também reuniões de treinamento ou com temas específicos: estudos bíblicos com um pastor ou palestrante, oficina de fantoches ou de teatro com algum grupo que trabalhe com bonecos, cursos e seminários da igreja destinados ao trabalho com crianças, etc.. Tudo para dar aos voluntários ferramentas diferentes e motivação.
No mais, leia, se informe, fique atento à matérias sobre comportamento infantil, cursos gratuitos e palestras de artesanato, educação, religião, etc.. Não só da igreja, cursos leigos também são ótimas formas de aprender; depois é só adaptar as ferramentas ao ensino cristão, afinal nós e nossas crianças vivemos e convivemos com o mundo!
                                  Tarde Alegre 2010





Curso de Musicalização Infantil




Aniversário da Tia Cris






Culto de 1 ano do Coral Geração de Adoradores










CEIA DO SENHOR COM AS CRIANÇAS E O PASTOR














4 comentários:

pamella ramos rocha disse...


Que Deus abençoe essa geraçÃO

mario jorgel oureiro teixeira disse...

foi saber deste site fui membro desta desde 1985 batizei-me nesta igreja foi a 1ª que me converti e sai desta igrja para morar em campo grande mais atualmente estou a morar em portugal e vejo que tem irmaos nesta igrejadesde meu tempo a IRMa Iracelia conhecia quando ia com sua mãe no tempo do Pr Saulo foi bom rever e recordar, e a igrja evoluiu muito no aspeto de igreja e que Deus continui abençoando.um abraço.

Anônimo disse...

tia gostaria que vc mandasse para o meu email uma ideia do que fazer no dia das crianças na igreja.meu email é vanderlenems iclaro.com.br

Moacir da Silva Ramos Junior Junior disse...

Tia estamos solicitando sua Ajuda estamos com um trabalho de Crianças em nossa igreja uma media de 60 todos os domingos em sala anexa ao templo, gostaríamos de sua sugestão para melhorarmos oque está sendo trabalhado.Temos data show precisamos de qualquer material em mídia que você possa nos disponibilizar para para a seara do mestre.
Favor manter contato:
email- moacircbmpa@gmail.com