quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

TEATRO DE NATAL


É um teatro simples, mas que passa a mensagem direitinho.

Pode ser adaptada e ficar ainda melhor.

(Todo o texto deverá ser lido pausadamente pelo narrador enquanto os personagens entram encenando.)
Havia em Nazaré, uma jovem chamada Maria (sai Maria do primeiro banco e apresenta-se ao público) que ia casar-se com um jovem chamado José (sai José do primeiro banco e apresenta-se ao público, em seguida dá a mão à Maria e saem juntos).
 
1º Cenário: Enquanto José e Maria saem uma pessoa arruma o cenário (um lugar para Maria deitar e algumas almofadas)
(Maria retorna e deita de costas para o público e providencia uma barriga falsa – uma das almofadas que estarão no cenário) Um certo dia apareceu à Maria um Anjo (entra o anjo apresentando-se ao público) chamado Gabriel que disse: (o anjo faz pequenos gestos em direção à Maria) Alegre-se! Você é muito abençoada! O Espírito Santo virá sobre você e ficará grávida e dará à luz um filho o qual será chamado Jesus e este será o Salvador do mundo. (sai o anjo)
Passado um tempo, quando Maria já estava grávida (Maria levanta segurando a barriga, pois não estará muito firme e anda um pouco pelo cenário até que o narrador termine esse trecho), o Imperador de Roma, ordenou que fosse feita uma contagem da população e cada pessoa deveria registrar-se na cidade onde tinha nascido, por esse motivo (entra José, dá a mão à Maria e saem juntos) José e Maria foram para Belém.
 
2º Cenário: Enquanto José e Maria saem uma pessoa arruma o cenário (retira-se as almofadas e coloca-se uma manjedoura com um boneco e outros acessórios típicos do local)
(entram novamente José e Maria de mãos dadas) Chegando lá, não havendo lugar para se hospedarem, ficaram em uma estrebaria (os dois sentam perto da manjedoura) e chegou, então, o momento de Maria dar à luz (Maria deita de costas para o público enquanto tira a barriga falsa colocando-a dentro da manjedoura e retira o bebê). Jesus nasceu (ainda deitada, Maria apresenta Jesus ao público) e ela o colocou dentro de uma manjedoura (Maria coloca Jesus dentro de da manjedoura).
Depois de um tempo José e Maria voltaram para casa (Maria pega Jesus no colo e sai de mãos dadas com José ).
 
3º Cenário: Enquanto José e Maria saem uma pessoa arruma o cenário (retira a manjedoura, os acessórios e coloca-se as almofadas)
(José e Maria com Jesus no colo voltam ao local do cenário e sentam-se)
Neste tempo, alguns reis magos, os quais estudavam as estrelas (entram os três reis magos olhando para o alto como se estivessem vendo as estrelas), vieram do Oriente para Jerusalém e perguntaram (os três reis magos, em pontos diferentes sendo que próximos do público mas longe de José e Maria com Jesus, fazem gestos como se estivessem perguntado algo): Onde está o menino que nasceu para ser o Rei dos Judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. Não o encontrando (os três reis magos saem olhando para o alto) eles seguiram a estrela que apareceu novamente no céu (os três reis magos retornam, dessa vez cada um com um presente nas mãos) e assim chegaram a casa onde estava Jesus e ali o adoraram (os três reis magos ajoelham-se e adoram à Jesus que estará no colo de Maria) e o presentearam (os três reis magos presenteiam a Jesus – um de cada vez mostram o presente e colocam entre José e Maria. Em seguida, na mesma ordem que presentearam, saem os reis magos, enquanto isso José recolhe os presentes e logo após sai junto com Maria tendo Jesus em seu colo) .
EBD ANIMADA
(Site dedicado a professores de Escola Dominical e ou lideres de ministério infantil)

Nenhum comentário: